top of page

INFO

     A bailarina Arlene Ramos  e o violonista Paulo Assis vislumbraram a possibilidade da criação do projeto "O Músico e a Bailarina" a partir do convite para a participação , em 2014 do espetaculo  litero musical "Ainda" do ator e escritor Alexandre Machado , fazendo as cenas " Estas Mãos" com poema de Cora Coralina e musica de Erick Satie  e "Passado" com poema de Alexandre Machado  e música de Leo Brower . Em pouco tempo montaram o espetaculo " O Músico e a Bailarina" que contou com a orientação de Alexandre Machado na movimentação cênica , Ingrid Ponciano na iluminação e Guido Cusin nas imagens de cena . Convites para apresentações começaram a aparecer : Teatro Clara Nunes , Centros Culturais Nogueira , Taboão , Serraria e Promissão em Diadema , Virada Cultural em Guarulhos , teatro Lauro Gomes em São Bernardo e em vários Saraus no Circo Escola , Sarau do Povo , da Borda do Campo , Festival de Inverno de Paranapiacaba e para  2018 tem o convite para participarem do Festival do Caribe em Santiago de Cuba . 

 " O Musico e a Bailarina" é um projeto dinâmico em constante atualização.


DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
A apresentação terá a duração aproximada de 45 minutos com performances da bailarina acompanhada pelo violonista; poemas declamados pela bailarina serão apresentados durante as performances.
Abertura
Coreografia criada por Arlene Ramos inspirada no preludio para violoncelo de Bach  em arranjo para violão, abrindo o espetáculo com a clássica imagem de uma bailarina.


.ESTAS MÃOS
Coreografia de Arlene Ramos
Baseado na poesia “Estas Mãos” de Cora Coralina onde é descrito o cotidiano das mulheres em trabalhos essenciais à própria vida e de pessoas que as cercam. Arlene Ramos pretende, nessa coreografia, mostrar que o poema “Estas Mãos” da poeta Cora Coralina, é o reflexo da alma que mulheres determinadas e conscientes de seu papel conciliador, desempenham durante sua existência.
Música: gymnopedie I e II


O repertório de solos de violão
Prelúdio Cello Suite- Bach
Mazurka Choro – V. Lobos
Bachianinha1 – P. Nogueira
Valsa em Sol do Meio Dia – P. Nogueira

 

 


O Amor
A coreografia criada por Arlene Ramos apresenta a bailarina indo ao encontro de novas formas de se expressar com o corpo, mas atraída a sua primeira sensação pela dança, ela é obrigada a se despir dos conceitos tradicionais e ir em busca de novas sensações, em um saudável e eterno conflito entre o passado e o incerto futuro.
A trilha sonora para esse balé é da Habanera de Bizet


Passado
Coreografia criada por Arlene Ramos baseada na poesia “Passado” de Alexandre Machado, onde é retratado o percurso conflituoso da existência humana.
Violão-Estrada Branca (Jobim)


Smile
Encerrando a apresentação, solo de violão “Valsa em Sol do Meio Dia”, a bailarina retornando a cena com o poema” Smile” de Charles Chaplin e finalizando com performance da bailarina ao som de Brejeiro de Ernesto Nazareth.

 

bottom of page